Observações Astronômicas de Galileu nos Livros Didáticos de Física

AS OBSERVAÇÕES ASTRONÔMICAS DE GALILEU NAS ABORDAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA: ASPECTOS DA NATUREZA DA CIÊNCIA

Autores:

Maria Amélia Monteiro (Docente do Departamento de Física da UEPB – Campina Grande, PB), Roberto Nardi (Docente do Departamento de Eduação, FC; Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência, UNESP – Bauru, SP)

Recortes do artigo:

[…] O objetivo da presente pesquisa é analisar as menções sobre as observações astronômicas realizas por Galileu, apresentadas por livros didáticos de física da educação básica brasileira. […] Para tal análise, nos orientamos pelas seguintes questões de pesquisa: a) Qual a contribuição para a consolidação da revolução copernicana que os autores dos livros didáticos de física atribuem as interpretações das observações de Galileu? b) Qual a perspectiva de natureza da ciência subjacente às abordagens dos livros didáticos de física acerca das observações de Galileu? […] A partir destas especificações, organizamos as menções dos livros didáticos nas seguintes categorias: 1) As constatações observacionais de Galileu desvinculadas do contexto histórico. 2) As constatações observacionais de Galileu associadas a aceitação do copernicanismo. […] Os livros didáticos, cujas menções sobre as observações de Galileu foram analisadas, encontram-se descriminado abaixo.

Livro Referência
(…) (…)
7(L7) PIETROCOLA, M. O., POGIBIN, A., ANDRADE, R., ROMERO, T. R. Física. Movimentos em contextos pessoal, social, histórico . Vol. I, 1 ed. São Paulo, SP: Editora FTD, 2011.

[…]

  1. As constatações observacionais de Galileu desvinculadas do contexto histórico

Na presente categoria estão incluídas as abordagens dos livros didáticos sobre as observações Galileu que apresentam desvinculadas das pressuposições adotadas por Galileu, como também do debate e disputas ocorridos no tocante à aceitação ou rejeição das implicações daquelas observações. […]

  1. As constatações observacionais de Galileu associadas a aceitação do copernicanismo

Na presente categoria estamos incluindo as menções do livro didático que situam as observações de Galileu com a aceitação do copernicanismo. […]

No livro L7, os autores referem-se às observações de Galileu em oposição ao aristotelismo, contrapondo as argumentações aristotélicas com contra-argumentações galileanas, sobretudo no tocante a perfeição e imperfeição celestes. Ao longo da secção, os autores do livro L7 também pontuam as observações de Galileu como contribuindo para à consolidação do heliocentrismo, especificamente em consequência das fases de Vênus. Ou seja, as abordagens do livro L7 sobre as observações de Galileu incorporam elementos presentes no debate da construção da ciência. Com isso, tendem a inserirem-se em uma perspectiva de natureza da ciência […]

Interpretamos que as abordagens dos livros didáticos sobre as observações de Galileu, sejam elas sem menções as pressuposições adotadas por Galileu e suas relações com as ideias da época, sejam elas associadas a aceitação do copernicanismo, não discutem as abordagens apresentadas, no sentido de não apenas justificar a própria abordagem, mas, principalmente, em elaborar uma argumentação para o leitor acerca das polêmicas ocorridas em torno das observações de Galileu. Neste aspecto, nota-se uma exceção nas abordagens do livro L7, porém ainda muito restritas ao contexto interno das elaborações de Galileu e não da recepção das suas ideias.

Conheça o Trabalho Completo no link: http://snea2012.vitis.uspnet.usp.br/sites/default/files/SNEA2012_TCO3.pdf

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